terça-feira, 27 de maio de 2014

O Livro das Bem-Aventuranças - parte 2

Tema 26

O Livro das Bem-Aventuranças - parte 2

Dr. José Carlos Ramos
Junho de 2014


            Na postagem anterior observamos que toda a Bíblia, e particularmente o Apocalipse, é um livro de bem-aventuranças. Deus providenciou o plano da redenção porque almeja ver-nos felizes. De acordo com as profecias bíblicas, este plano avança agora para a sua culminação. É neste contexto que as sete bem-aventuranças apocalípticas são apresentadas. Comecemos com a primeira.

Bem-Aventurados por Ler, Ouvir e Guardar

            Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo (Ap 1:3).

            Aqui está sendo invocada uma bênção sobre aqueles que dão atenção à Palavra de Deus. Ler, ouvir e guardar refletem não apenas uma atitude de respeito ao que Deus comunica, mas também de interesse em Seus propósitos e de disposição para o cumprimento de Sua vontade.
            O texto parece apontar para 2 grupos de pessoas: “aqueles que lêem e aqueles que ouvem.” Na época em que o Apocalipse foi escrito o milagre da imprensa ainda não havia ocorrido. Os livros geralmente tinham a forma de pergaminho e eram escritos à mão. Não havia grande disponibilidade de cópias. Na melhor das hipóteses, uma determinada igreja possuía uma cópia de algum livro sagrado, que era usada para estudo nas reuniões regulares. O líder da comunidade era o responsável pela leitura, enquanto os demais limitavam a ouvir.
            À luz desse fato, temos que convir que somos privilegiados. Cada pessoa pode hoje possuir uma Bíblia, e pode, ela mesma, estudar sua mensagem. Existem, todavia, aqueles, que por alguma razão, não conseguem ler. A bênção é para eles também, pois podem ouvir. E mesmo os que nem ouvir podem, o meio de comunicação que empregam capacita-os a tomar conhecimento da mensagem de Deus, e, se a receberem, são igualmente abençoados.
            Ler é importante, ouvir é importante, mas o mais importante de tudo é aplicar à vida o que Deus diz. Observe que nesse ponto, a bem-aventurança é dirigida a apenas um grupo de pessoas: “os que guardam”. O modo como você toma conhecimento da vontade divina é secundário. Não importa se você lê, ou se você apenas ouve; importa, sim, que você coloque em prática aquilo que aprendeu de Deus. Aí você será bem-aventurado.

O Tempo Está Próximo

            A razão porque devemos ler, ouvir e observar as palavras proféticas é explicitamente apresentada: “o tempo está próximo”. Existem duas palavras gregas que significam tempo: chronos e kairós. A primeira, de onde vem a palavra cronologia, é tempo que passa, que escoa, como na pergunta: há quanto tempo você mora aqui? A segunda é tempo no sentido de ocasião, o momento próprio, etc., como quando dizemos que a primavera é o tempo das flores. Neste texto, tempo é a tradução de kairós, e indica o tempo da restauração de todas as coisas, o momento glorioso da volta de Jesus a este mundo, quando todas as promessas de Deus alcançarão pleno cumprimento. É para esse momento que o Apocalipse aponta como estando próximo.
            A Bíblia é clara em afirmar que ninguém sabe exatamente quando ocorrerá a volta de Jesus (Mt 24:36), o que torna simplesmente fútil toda especulação. Mas ela insiste na iminência deste acontecimento, pois a morte pode ocorrer a qualquer momento, e uma vez ocorrida, o destino da pessoa está selada, ou para a ressurreição da vida, ou para a ressurreição do juízo, da condenação (ver Jo 5:28, 29).
            Por outro lado, as profecias bíblicas descrevem como serão as coisas quando o próprio evento da volta de Jesus estiver próximo. Não nos cabe relacioná-las agora. Lembramos apenas que os fatos atuais do dia-a-dia da vida política, social, religiosa, moral, cultural e econômica do mundo indicam que Jesus está para chegar. O desequilíbrio notado hoje na natureza, os crimes ecológicos, o aumento da miséria, da violência e da insegurança, os avanços científicos, o culto ao sexo e às drogas, a desestabilização da família, a ameaça de epidemias incontroláveis impostas pelas “novas doenças”, a aids como exemplo, não deixam dúvida: Cristo precisa regressar, e logo.

A Importância do Estudo Profético

A primeira bem-aventurança apocalíptica se aplica àqueles que se empenham em conhecer as profecias e viver segundo elas. Não se tem em vista aqui apenas as profecias do Apocalipse, mas as profecias bíblicas como um todo. Deus colocou profecias em Sua palavra para que, mediante o conhecimento delas, fôssemos ricamente abençoados.
Observemos 3 declarações específicas quanto ao valor do material profético para a orientação do povo de Deus:

(1) Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e prosperareis (2Cr 20:20).

Este texto nos lembra que o Senhor tem que ser o nosso Deus, e que nossa segurança se fundamenta no exercício da fé nEle. Crer em Deus significa viver por Sua palavra e de acordo com ela. Não é suficiente uma simples profissão de fé. A fé genuína é sempre dinâmica. Deus espera que Lhe consagremos a vida e Lhe sejamos obedientes. A mensagem dos verdadeiros profetas revelam a Palavra de Deus e Sua vontade, pois eles são os Seus porta-vozes. Daí a necessidade de crermos neles, se realmente queremos ser prósperos e felizes.
Israel nesta ocasião estava assediado por uma conjuração de inimigos dispostos a combatê-lo e destruí-lo (v. 1). Num momento tão crucial, a fé na mensagem profética levou o povo de Deus à vitória. Seria diferente hoje?

(2) Não havendo profecia o povo se corrompe, mas o que guarda a lei esse é feliz (Pv 29:18).

A falta do conhecimento de Deus é a causa de toda a degradação, miséria e morte. O mundo hoje está como está porque o temor de Deus se ausenta cada vez mais dos corações humanos. E quando o homem não teme a Deus, não temerá a ninguém mais. A falta de respeito às autoridades (a começar do seio da família), o aumento da violência e da criminalidade, a baixa moral do mundo, o descaso pelos princípios mais elementares de ordem e decência, o desinteresse pelas necessidades do próximo, tudo isso indica que Deus é um ilustre desconhecido nos domínios humanos.
Diante desse fato é impossível exagerar a importância da profecia para o nosso bem-estar.

(3) Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações (2Pd 1:19).

A mensagem profética é como uma lâmpada que brilha em meio às trevas. Um mundo sem Deus é um mundo que vive uma triste e horrenda noite. Pelas profecias, porém, sabemos que "vai alta a noite e vem chegando o dia" (Rm 13:12), pois Cristo está para voltar. Quando isto ocorrer, raiará a manhã eterna.
            Cristo ainda não veio, mas nem por isso precisamos estar em trevas. O estudo das profecias fará com que Jesus, a estrela da alva, Se entronize cada vez mais em nossos corações. E, como diz um lindo cântico, com Ele no barco tudo vai muito bem.